05/06 Laura Mathy
20/10 Cbs Amadores
10/10 Csn Agromen
Gerdau
twitter facebook youtube flickr

Seletiva de São Paulo reforça preparo dos cavaleiros para o Americano da Juventude, no Chile

Data: 16/06/2014

A última das quatro etapas da primeira fase de seletivas para o Campeonato Americano, no Chile, reuniu 89 conjuntos das categorias Mirim, Pré-júnior e Júnior entre sexta-feira e domingo (13 e 15), na Sociedade Hípica Paulista. O aumento de participantes e do nível técnico apresentado foram os pontos destacados pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). Cavaleiros e amazonas de dez federações estaduais cumpriram mais uma etapa em busca da vaga na delegação que vai competir em outubro, em Santiago, principal objetivo da Equipe Jovem da CBH na temporada.

A missão dos atletas brasileiros exige responsabilidade. Terão de defender os títulos conquistados no mesmo concurso em 2013, em Rosário, na Argentina, onde o País foi campeão por equipes nas quatro categorias, incluindo-se Young Riders. "A melhora é grande. A gente percebe a evolução a cada seletiva. Todos estão se preparando muito bem para o Campeonato Brasileiro, em julho, e consequentemente para o Americano", relatou Caio Sérgio de Carvalho coordenador de Salto da CBH e técnico da Equipe Jovem de alta performance. "Tivemos um aumento de 30% de participantes em relação ao último ano e o padrão foi mantido ou até superado, com os cavalos mais bem preparados", analisou Caio.

A disputa pelo título da categoria Júnior, com obstáculos a 1m40, levou três conjuntos da Federação Paulista de Hipismo (FPH) ao desempate. Bianca Rodrigues (Abernante), Giulia Scampini (Keep on Fighting) e Patsy Zurita (Dobra). Bianca optou por poupar sua montaria e, no duelo das amazonas, Patsy levou a melhor e deixou Giulia na segunda colocação. "Achei o concurso ótimo. Estamos melhorando devido à qualidade das competições nacionais, clínicas promovidas pela CBH e condições de participarmos de concursos internacionais", comentou Patsy, que já havia sido campeã na seletiva de Florianópolis.

No concurso Mirim, o cavaleiro João Victor de Paula França foi o único a passar ileso pelos quatro percursos da categoria durante os três dias da Copa da Juventude. Nas quatro vezes em que foi para a pista, montando Viollette, João Victor zerou, ou seja, não cometeu uma falta sequer com os obstáculos a 1m20 e ainda se manteve dentro do tempo limite para concluir as apresentações. Rafaela Piovesan, também da Federação Paulista foi a segunda colocada, com Madame Lili. Felipe de Lorenzo, da Federação Paraibana, com Valentino, ficou em terceiro lugar.

"Ela (Viollette) saltou muito bem, apesar das curvas estarem muito rápidas. Fico satisfeito por ter vencido um concurso com pistas tão técnicas", afirmou João Victor, de 14 anos e que começou a montar pôneis aos quatro anos, motivado pelo pai que praticava enduro equestre. O cavaleiro mirim teve a primeira experiência internacional em 2013, na África do Sul e vive a expectativa de integrar a equipe que irá ao Campeonato Americano. "Nunca disputei essa competição, mas estou apostando novamente que vai dar Brasil, como aconteceu no ano passado em Rosário, na Argentina".

A categoria Pré-júnior ganhou emoção após dois conjuntos encerrarem os quatro percursos do fim de semana com zero ponto, com obstáculos a 1m30. Em condições de igualdade, Isabela Piovesan (GTI-3) e Frederico Antelo (Endless Pleasure) partiram para o desempate. Frederico foi o primeiro a entrar na pista e, ao tentar acelerar o ritmo para pressionar a adversária, cometeu uma falta. Isabela pode fazer o percurso sem pressa e sem nenhuma falta, o que lhe assegurou o título.

"Eu fiz a pista em um bom tempo (36s66 para o limite de 47s). Como o Frederico entrou primeiro, teve de arriscar, mas como derrubou um obstáculo me deu a oportunidade de saber que se zerasse eu ganharia o campeonato. Fui tranquila porque confio muito no GTI-3", explicou Isabela. A família Piovesan deixou a Sociedade Hípica Paulista com o título Pré-júnior e o vice Mirim com as irmãs Rafaela, de 13, e Isabela, de 16 anos.

O diretor das Categorias de Base da CBH, Constantino Scampini, tem procurado oferecer aos promissores atletas as condições necessárias para que, em um breve futuro, possam estabelecer-se como competidores olímpicos, aproveitando o apelo dos Jogos do Rio, em 2016. "Estamos nos esforçando para trazer os melhores armadores. Uma pista bem armada provoca a melhora técnica dos meninos".

Constantino demonstra outras razões para justificar o otimismo no trabalho desenvolvido com os menores. "A base também está maior em relação aos anos anteriores. Hoje não dependemos de apenas cinco ou seis atletas. Esse processo é necessário porque outros países que estarão no Campeonato Americano como Chile (o anfitrião), México e Venezuela também estão evoluindo, mas tenho a certeza de que o Brasil estará bem preparado para defender os títulos conquistados em 2013".

Fonte: ZDL, CBH, Fotos do Site da SHP, Luis Ruas

Compartilhar

Tags

João Victor de Paula França, Isabela Piovesan, Frederico Antelo, Rafael Moderno, Constantino Scampini, Seletivas da Cbh

Vídeos relacionados

Buscando vídeos relacionados...

Fotos relacionadas

Buscando fotos relacionadas...

Previsão do Tempo Completa para Brasília

  • Sexta-feira

    26/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

  • Sábado

    27/07/2013

    27º

    Parcialmente Nublado

  • Domingo

    28/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

© 1999-2013. Todos os direitos reservados.