05/06 Laura Mathy
20/10 Cbs Amadores
10/10 Csn Agromen
Gerdau
twitter facebook youtube flickr

O I Festival do Cavalo Lusitano de Avaré, foi uma das grandes atrações da feira agropecuária

Data: 05/03/2013

A ABPSL, Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano, esteve presente pela primeira vez na Emapa (Exposição Municipal Agropecuária de Avaré) com provas morfológicas e esportivas. Em sua 48ª edição, a feira é um dos principais acontecimentos agropecuários do País.

Nas provas morfológicas, em que se priorizam o andamento e a conformação dos cavalos, os quesitos analisados foram padrão racial, passo, trote, corpo e membros. Houve um empate no primeiro colocado entre Guilever do Drosa (Haras do Drosa) e Hino VO (Coudelaria Ilha Verde). Nas posições seguintes ficaram Home Made do Retiro, Haste VO, Gardênia do Retiro e Garao VO.


Criadores vencedores comemoram na pista principal da 48ª Emapa (foto: Ney Messi)

Já na Breeders Cup, a forma de disputa privilegiou o criador. O campeão foi quem obteve o maior número de pontos na somatória de quatro dos cinco de seus animais, independente das colocações obtidas separadamente em suas classes. O pódio foi composto pelos empresários, amigos e rivais nas pistas José Victor Oliva (Coudelaria Ilha Verde) e Eduardo Fischer (Haras Villa do Retiro), seguidos de perto por Roberto Pedrosa (Haras do Drosa), Manuel Tavares de Almeida (Coudelaria Rocas do Vouga) e Ismael Gonçalves da Silva (Haras IGS), respectivamente.
 



Hino VO (foto: Ney Messi)

“A Emapa teve grande importância para os criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano, já que com uma exposição tão grandiosa pudemos mostrar a funcionalidade e a versatilidade da raça”, explica Orpheu Ávila, presidente da ABPSL.

Durante as provas esportivas, Adestramento e Equitação de Trabalho chamaram a atenção do público presente no Parque de Exposições dr. Fernando Cruz Pimentel. Somente com animais PSL, as equipes de ET se classificaram na seguinte ordem: Verde (Coudelaria Ilha Verde), Vermelha (Villa do Retiro e CER), Amarela (Coudelaria do Castanheiro e Haras dos Sonhos), Laranja (Haras Santo Ângelo), Azul Marinho (Haras do Drosa e Coudelaria Boa Nova) e Azul Turquesa (Fazendas Interagro e Haras das Mangueiras).

O Adestramento foi composto por três séries. Na Elementar, a vitória foi de Maria Luiza Malzone (com Al Pacino Comando SN); na Média I, o primeiro lugar foi de Diego Fernando Ferreira da Silva (Biscuit Interagro); na Forte I, Victor Trielli Ávila (Vencedor JB) ficou com o lugar mais alto do pódio.

Sobre o Puro-Sangue Lusitano no Brasil e a ABPSL; A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL) foi fundada em 1975, com o principal objetivo de desenvolver e manter o studbook da raça, fomentando a criação deste milenar animal no Brasil.

Atualmente, o País conta com aproximadamente 12 mil Cavalos Lusitanos registrados e ostenta o status de um dos maiores exportadores mundiais do animal, ajudando a raça a conquistar reconhecimento internacional. Em Portugal, berço natural do PSL, também existem animais nascidos no Brasil, mas Estados Unidos e México são os maiores compradores dos Lusitanos criados por aqui.

Fonte: Bureau Comunicação & Marketing

Compartilhar

Tags

José Victor Oliva, Orpheu Ávila, Maria Luiza Malzone, Diego Fernando Ferreira da Silva, Victor Trielli Ávila

Vídeos relacionados

Buscando vídeos relacionados...

Fotos relacionadas

Buscando fotos relacionadas...

Previsão do Tempo Completa para Brasília

  • Sexta-feira

    26/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

  • Sábado

    27/07/2013

    27º

    Parcialmente Nublado

  • Domingo

    28/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

© 1999-2013. Todos os direitos reservados.