05/06 Laura Mathy
20/10 Cbs Amadores
10/10 Csn Agromen
Gerdau
twitter facebook youtube flickr

Guilherme Nogueira Jorge estará no CSI W Indoor da Hípica Paulista

Data: 13/10/2014

O Longines São Paulo CSI-W Indoor 2014, que começa na próxima quarta-feira, dia 15 e termina no domingo, 9 de outubro, vai oferecer ao público muito mais do que a técnica dos principais cavaleiros e amazonas do País. As provas no picadeiro coberto terão como armador o paulista Guilherme Nogueira Jorge, com quatro olimpíadas e cinco pan-americanos no currículo, e cotado para ser o course-designer nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

"O Indoor da Hípica Paulista é sempre especial. Foi onde minha carreira começou e também foi lá que fiz o primeiro grande torneio, a Copa São Paulo, em 1994. São 20 anos de convivência com a SHP", lembra Guilherme, recém-chegado do México. "Faço questão de deixar a data para o Indoor de São Paulo reservada. Em termos de apresentação e organização está no mesmo nível dos Grandes Prêmios da Europa".

Graduado com credencial de nível quatro (elevação máxima) pela Federação Equestre Internacional (FEI), Guilherme Jorge é candidato a desenhar os percursos dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Entre os principais momentos de sua carreira estão cinco edições dos Jogos Pan-americanos, sendo quatro, como assistente e uma como armador principal, no Rio de Janeiro, em 2007. Também participou de quatro Olimpíadas como assistente (Atlanta, Sydney, Atenas e Londres) e desenhou duas finais de Copas do Mundo em Las Vegas, 2005 e 2007.

"Quem define o armador principal em uma olimpíada é o comitê organizador e sempre existe a tendência de que escolha um ‘local’. Minha expectativa é grande porque participar de uma olimpíada, ainda mais em casa, é o máximo. Tenho a mesma sensação de um atleta", relata Guilherme que há um mês também trabalhou nos Jogos Equestres Mundiais, na França. "Ter um armador nacional é muito importante. Demonstra a qualidade do esporte no País. É um reconhecimento à prática em alto nível".

A evolução de Guilherme na carreira de armador passou pelo reconhecimento de atletas e pelo apoio de colegas mais experientes. "No Pan de 95, em Mar del Plata, e nos Jogos de Atlanta, em 96, tive o privilégio de trabalhar com o venezuelano Leopoldo Palácios e a americana Linda Allen, que passaram experiência e me deram apoio, assim como a CBH e a FEI. E o mais importante, os cavaleiros gostaram do meu trabalho e foram repassando a informação".

"Quando a gente vai fazer um percurso, precisa analisar o nível dos participantes. Conversar com os cavaleiros e respeitar os animais, exigindo deles somente o necessário", revela Guilherme. "No caso do Indoor de São Paulo, como é uma preliminar de Copa do Mundo, existem critérios para se deixar a pista mais leve ou mais pesada".

O evento contará também com os talentos de dois renomados artistas plásticos. O carioca Sidnei Tendler, 56, será o designer dos obstáculos e o paulista Raphael Macek organizará exposição com quadros equestres.

Participarão do Indoor o medalhista olímpico Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, bronze por equipes nos Jogos de Atlanta, em 1996, e de Sydney, em 2000; o cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho, bicampeão do ranking sênior top; Fernando Penteado, campeão brasileiro young riders e atual quarto colocado no ranking sênior top; Francisco Musa, tricampeão brasileiro sênior top e atual líder deste ranking; Guilherme Saraiva, campeão americano da juventude e Giulia Scampini, que conquistou o bicampeonato americano da juventude neste domingo (12), no Chile.

Fonte: ZDL Comunicação, HipismoBR

Compartilhar

Tags

Guilherme Nogueira Jorge, Álvaro Affonso de Miranda Neto, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, Fernando Penteado, Francisco Musa, Giulia Scampini

Vídeos relacionados

Buscando vídeos relacionados...

Fotos relacionadas

Buscando fotos relacionadas...

Previsão do Tempo Completa para Brasília

  • Sexta-feira

    26/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

  • Sábado

    27/07/2013

    27º

    Parcialmente Nublado

  • Domingo

    28/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

© 1999-2013. Todos os direitos reservados.