05/06 Laura Mathy
20/10 Cbs Amadores
10/10 Csn Agromen
Gerdau
twitter facebook youtube flickr

Cavaleiros olímpicos no Campeonato Brasileiro de Adestramento

Data: 21/11/2012

Entre os dias 23 e 25 de novembro acontecerá na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo, o Campeonato Brasileiro de Adestramento, a mais esperada disputa da temporada.

O evento é o encontro dos maiores nomes do esporte no Brasil, entre eles três cavaleiros olímpicos – Luiza Tavares de Almeida, Rogério Clementino e Leandro Aparecido da Silva que competirão na categoria Sênior.

Além dos tops do Adestramento Nacional, participam do Campeonato Brasileiro, sem direito a disputa por títulos, quatro amazonas sul-americanas: Martina Dousdebes e Maria Cristina Martinez, do Equador, e Natália Alarco e Maria Gracia de La Piedra, do Peru. As atletas estão no Brasil a convite da Coudelaria Rocas do Vouga, de Itu (SP), de Manuel Tavares de Almeida filho, que também empresta os cavalos para que participem das provas das séries Elementar e Preliminar Amador e Média I. “A vinda das atletas é uma parceria firmada com a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Federação Paulista de Hipismo (FPH) objetivando o intercâmbio e o desenvolvimento do Adestramento no Cone Sul”, diz Raul Maura Silva, manager do Rocas do Vouga. Além da competição, as amazonas participaram de uma clínica com a juíza internacional Claudia Mesquita.

Nas pistas da centenária e charmosa Hípica Paulista estarão competindo amazonas e cavaleiros das categorias Pônei, Mini-Mirim, Mirim, Junior, Jovem Cavaleiro, Sênior, Amadores e Profissionais, além das séries para cavalos novos com idade de 4, 5 e 6 anos. Ao todo, 20 títulos serão definidos ao longo de três dias de competição.

Paralelamente ao Brasileiro acontece o Concurso de Adestramento Nacional (CAN), e o último Concurso de Dressage Internacional (CDI) para adultos, juniores e young riders.

Atletas olímpicos que estarão na pista

Luiza Tavares de Almeida, 21 anos, que conquistou nesta quarta-feira 21/11 seu quarto Prêmio Brasil Olímpico promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é uma das atrações. Ela é a única atleta brasileira do Adestramento a participar de duas Olimpíadas. Estreou em Pequim 2008 quando foi a mais jovem atleta do hipismo na história dos Jogos, título que ainda mantém, e em Londres 2012 foi a única representante da América Latina na disputa por medalha individual. A amazona paulistana vem em busca do seu terceiro título no Brasileiro. O primeiro, na categoria Junior, foi conquistado em 2006, e o segundo, de Sênior Top, em 2008. Luiza também participou de dois Jogos Panamericanos: em Guadalajara 2011 e no Rio 2007, quando foi medalha de bronze por equipe. A atleta também integrou o time brasileiro nos Jogos Equestres Mundiais de Kentucky 2010, nos Estados Unidos, e foi ouro individual e prata por equipe nos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro 2011.

Rogério Silva Clementino, 30, integrou a equipe olímpica em Pequim 2008, foi bronze por equipe no Pan do Rio 2007, e 12º colocado nos Jogos de Guadalajara em 2011. Também fez parte do time nos Jogos Equestres Mundiais de Kentucky 2010. É tetracampeão brasileiro Sênior Top (2007, 2009, 2010 e 2011) e bicampeão brasileiro Sênior (2006 e 2010).

Leandro Aparecido Silva, 32 anos, integrou o time olímpico em Pequim 2008. Contabiliza dois Jogos Panamericanos, em Santo Domingo 2003 e Guadalajara 2011.

Amazonas e cavaleiros que participam do Campeonato Brasileiro concorrem a duas passagens para a paradisíaca ilha caribenha Barbados, presente de um dos patrocinadores do evento, a Barbados Tourism Authority em parceria com o Consulado de Barbados em São Paulo, representado pelo Consul Geral Jorge Nemr, pai da campeã brasileira mini-mirim 2011, Julia Nemr.

A competição tem organização conjunta da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Sociedade Hípica Paulista (SHP), com chancela da Federação Equestre Internacional (FEI).

O evento é aberto ao público e a Sociedade Hípica Paulista se localiza na Rua Quintana, 206, com entrada para a pista de Adestramento pela Rua Porto Martins, portão 4, no Brooklin – São Paulo (SP).

SERVIÇO:

Programação:

Sexta 23 – a partir das 09h00

- FEI Prix St. George

- FEI Grand Prix

- FEI Junior

- FEI Young Riders

Sábado 24 – a partir das 09h00

- FEI Junior

- FEI Young Riders

- FEI Intermediária I

- FEI Olympic Grand Prix Special

Domingo 25 – a partir das 09h00

- FEI Freestyle Junior

- FEI Freestyle Young Riders

- FEI Freestyle Intermediária I

- FEI Freestyle Grand Prix

Fonte: Rute Araújo, Carola May

Compartilhar

Tags

Luiza Tavares de Almeida, Rogério Clementino, Leandro Aparecido da Silva

Vídeos relacionados

Buscando vídeos relacionados...

Fotos relacionadas

Buscando fotos relacionadas...

Previsão do Tempo Completa para Brasília

  • Sexta-feira

    26/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

  • Sábado

    27/07/2013

    27º

    Parcialmente Nublado

  • Domingo

    28/07/2013

    28º

    Parcialmente Nublado

© 1999-2013. Todos os direitos reservados.